quinta-feira, outubro 19, 2006

Uma vencedora chamada Sandra


Embora fosse daqui da Baixada Santista, não conhecia Sandra Regina. Assim como a maioria dos brasileiros, tomei conhecimento do seu drama pessoal pela imprensa. Sempre achei que a causa de sua principal batalha, o reconhecimento da paternidade por parte de Pelé, era justa. Pois toda pessoa precisa saber de suas raízes e mesmo que não tenha o afeto, tão importante para o desenvolvimento humano, são essas coisas que fazem com que descubramos quem realmente somos e o que seremos. Por outro lado, a falta de consideração e de Pelé é, sem dúvida, a maior mancada de uma pessoa marcada para entrar para história. Como atleta, ele foi incomparável. Já como homem, teve e continua tendo, suas peculiaridades e falhas, como qualquer mortal. Quando marcou o milésimo gol, o atleta pediu para que o país olhasse para as criancinhas, mas ao mesmo tempo ele ignorava a existência de uma filha, que na época tinha apenas cinco anos. Isso mostra quanto uma pessoa pode ser contraditória.
Negra, evangélica, de origem pobre, desprezada pelo pai e vítima de uma das doenças que mais mata pessoas do sexo feminino no Brasil, Sandra Regina, em vida, foi o reflexo de boa parte das mulheres brasileiras neste início de milênio. Apesar de todos esses obstáculos e contando com uma fé inabalável, ela não se intimidou e venceu, assim como milhões em todo país. E em pouco tempo de vida, ela mudou a trajetória pessoal e transformou o que seria uma derrota anunciada, numa grande vitória em Cristo Jesus. Nesta curta passagem entre nós, Sandra Regina provou, na justiça, que era mesmo filha do Rei do Futebol e ganhou o direito de assinar um dos sobrenomes mais famosos do mundo: Arantes do Nascimento. Numa carreira política de pouco menos de seis anos, bruscamente interrompida, aprovou uma lei que ajudou a milhões de filhos, primeiro em Santos e depois em toda nação, a comprovarem suas origens com os testes gratuitos de DNA. Ao mesmo tempo, contribuiu para que muitas mulheres tivessem a dignidade restabelecida, após suspeitas, geralmente infundadas, de homens que tentavam colocar em cheque a reputação de suas ex-companheiras.
Após deixar um legado de lutas e conquistas e uma excelente contribuição para muitas gerações de brasileiros, Sandra Regina sai de cena quase da mesma forma com entrou: pegando todos de surpresa! No entanto, ela, com apenas 42 anos, ensinou que mesmo que as circunstâncias digam que não têm condições, com Fé é possível superar qualquer adversário por maior que seja o oponete, pois o ‘Senhor estará sempre ao lado daqueles que o clamam em espírito e verdade’. Que Cristo a tenha em bom lugar!

Um comentário:

Uilians Uilson disse...

Pó mano que beleza gostei do que vc fez, muito bom só os servos de Deus mesmo para fazer essas coisas profundas.
estou muito triste ainda, não consigo acreditar gostaria de acordar e que a realidade fosse outra.
paz do senhor abraço.

Via Orkut